Anais – II Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense: Transformações Recentes no Campo Brasileiro e os Processos de Resistência.
Documento
Metadados
Título
Anais - II Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense: Transformações Recentes no Campo Brasileiro e os Processos de Resistência.
Descrição
Anais do II Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense, Ano 2014, pela Universidade Regional do Cariri e pelo O Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária – GEA, vinculado ao Grupo de pesquisa Território, Espaço e Movimentos Sociais. ISBN: 978.8565425-17-9.
Autor
Roberta Duarte Piancó, Lireida Albuquerque Bezerra, Anael Ribeiro Soares, Elitânia Mota dos Reis, Janaina de Moura Sampaio. (Orgs)
Resumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária – GEA consiste em uma associação livre de pesquisadores que pensam a questão agrária no Brasil, vinculado ao Grupo de Pesquisa Território, Espaço e Movimentos Sociais, do CNPq e ao Laboratório Espaço, Criatividade, Memória e Cultura Aplicada à Educação/ Departamento de Geociências. Criado na Universidade Regional do Cariri, Crato, Sul do Ceará, no ano de 2004, envolve estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e professores universitários.
Ao longo desses dez anos o grupo desenvolveu pesquisas em diversificadas temáticas, que buscavam produzir reflexões sobre os contextos do campo na região do Cariri, associadas ao pensamento teórico sobre o campesinato no Brasil. Temas como luta pela terra e organização dos camponeses, organicidade de assentamentos rurais e territorialização da luta, educação do campo, agroecologia, políticas públicas para o campo, grandes obras, seus impactos e desapropriações, gênero, cultura, entre outros.
O GEA buscou nesse período construir atividades dialogando com movimentos sociais e organizações não governamentais da região, pois se acredita que a atividade de pesquisa, mais que um relato imparcial dos contextos locais e globais é um processo de afirmação política. Com essa parceria foram desenvolvidos também alguns projetos de extensão, procurando fazer com que as pesquisas realizadas pelo grupo repercutissem de alguma maneira nas comunidades pesquisadas.
Em janeiro de 2010 foi realizado o I Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense, evento que envolveu pesquisadores de alguns Estados do Nordeste, onde se debateu sobre a temática: Sociedade, Natureza e Relações de Produção no Campo. Momento considerado expoente para a Geografia Agrária do Nordeste, tendo em vista a dimensão que tomou o referido evento, bem como, o envolvimento com pesquisadores de vários centros, militantes de movimentos sociais e agricultores.
Pautado nas necessidades de gerar discussões e pensar novas configurações do espaço agrário, que vem ocorrendo nos últimos anos, com o advento de diversas “grandes obras”, entrou em cena um novo momento dos movimentos no campo, os processos de resistência, da qual se encaixam como resultado do processo dinâmico de territorialização e (re) territorialização no campo. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária – GEA,realizou o II Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense, evento que ocorreu nos dias 10 a13 de Dezembro de 2014, tendo como tema central: Transformações Recentes no Campo Brasileiro e Os Processos de Resistências.
Nesta perspectiva o II Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense,discutiu, analisou o pensou e novos horizontes dentro da ciência geográfica no âmbito agrário, para melhor formação de seus educandos, promovendo a interação e as trocas de experiências dos estudantes e pesquisadores de diversas localidades e/ou instituições.
O presente volume contém resumos expandidos dos trabalhos aprovados pela comissão científica e apresentados durante a realização do II Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense. A leitura dos trabalhos oportunizará discussões e debates pertinentes ao aprofundamento da temática central do evento, bem como, de todos os eixos que compõe os Anais. Ressaltamos que, os conteúdos e/ou conceitos presentes nos trabalhos aqui expostos são de inteira responsabilidade dos autores. Enfim, essa publicação referenda uma iniciativa fundamental para tornar visível a vitalidade e dinâmica da pesquisa em Geografia Agrária, no Nordeste, especialmente no Cariri cearense.
Forma de aquisição
Doação | Doação
Estado de conservação
Ótimo | Ótimo
Local
Crato, Ceará, Brasil
Cadastrado por
Museu Virtual Casa de Quitétia