Baixio das Palmeiras

O Baixio das Palmeiras é um distrito do município de Crato constituído de 11 comunidades rurais algumas delas em avançado processo de urbanização. A comunidade de Baixio das Palmeiras é a sede do distrito e está localizada num vale cortado por diversos riachos que nascem na Chapada do Araripe trazendo fertilidade para a produção agrícola da localidade.

Outras comunidades vizinhas a sede do distrito são o Baixio do Muquém, Baixio dos Oitis e Chapada do Baixio. Ambas ainda tem na agricultura familiar a principal fonte de renda, mas a chegada de equipamentos urbanos como o asfaltamento da principal via de acesso vem modificando profundamente o perfil socioeconômico dessas comunidades.

Outras comunidades que se destacam são o Romualdo, Chico Gomes e Currais que estão localizadas na encosta da Chapada do Araripe tendo como principal via de acesso a rodovia Ce-386 que liga o município de Crato à Barbalha passando pelo distrito de Arajara.

O processo de formação socioterritorial dessas comunidades se deu a partir do cultivo de cana-de-açúcar e construção de engenhos de rapadura e aguardente na encosta da Chapada do Araripe. Com o aumento da área de produção agrícola e do crescimento populacional as áreas de vale foram sendo ocupadas para o cultivo de outros produtos agrícolas.

É importante lembrar que esse processo ocorreu com uma violência perpetrada aos povos nativos que habitavam este território. As provas que os povos originários já estavam neste território antes da colonização é marcante nas comunidades do distrito de Baixio das Palmeiras.

Na comunidade de Baixio das Palmeiras foram encontradas artefatos líticos, cerâmicos e urnas funerárias. No Baixio do Muquém, no local chamado olho d’água do Muquém é descrito pelos moradores mais velhos de que uma tribo habitava naquele local. Além dos achados materiais espalhados nessas e em outras comunidades a principal herança da ancestralidade indígena está presente nos corpos e nas manifestações culturais ainda existentes nas comunidades.

10 comunidades formam o distrito

Baixio das Palmeiras, Baixio do Muquem, Baixio dos Oitis, Chapada do Baixio, Chapada dos Calange, Chico Gomes, Currais de Baixo, Currais de Cima, Monteiros e Romualdo.

Não podemos esquecer a presença marcante do povo negro nas comunidades do Baixio das Palmeiras. De meados do século XIX até o início do século XX foi grande a migração de trabalhadores rurais que chegavam de outros estados nordestino a procura de trabalho. Muitos desses trabalhadores se estabeleceram nessas comunidades do Baixio das Palmeiras.